segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"VIRTUAL" REVISTA COTOVIA - 334-031-2009

" V I R T U A L "
REVISTA COTOVIA
334-031-2009
PAZ & BEM !
Segunda-feira30 de Novembro:de 2009
DIA DO TEÓLOGO, DO SÍNDICO E

Reivindicação de Reforma Agrária em Jacarta, Indonésia
DIA DA REFORMA AGRÁRIA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. navegação, pesquisa

Este artigo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Dezembro de 2008)Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenews, books, scholar, Scirus
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial. Reivindicação de Reforma Agrária em Jacarta, Indonésia (FOTO)
O termo Reforma Agrária designa os esforços de reorganização do espaço rural através de intervenção governamental.
Ao longo da história contemporânea, reformas agrárias foram implementadas por diferentes países, como resultado quer de políticas de Estado, quer da pressão exercida por movimentos sociais. Não raramente, estiveram associadas a programas gerais de reforma política e/ou social.
Índice1 Métodos e estratégias 2 Estrutura fundiária 3 Brasil 4 Ver também 5 Bibliografia 6 Ligações externas
Métodos e estratégias
Há divergências teóricas sobre o método a se seguir para a democratização da terra. Na história do Brasil, houve a proposta da Reforma Agrária, que sugere a distribuição feita institucionalmente, além de vertentes que propõem uma Revolução Agrária, consistindo numa reforma feita pela força.
Existem diversos exemplos de países que realizaram reforma agrária dentro do jogo político institucional. A Itália é um exemplo: no país, o imposto sobre os grandes latifúndios foi aumentado. Assim, os grandes proprietários venderam suas terras a pequenos produtores, que recebiam empréstimos a baixo juros do governo italiano.
No Brasil, a Constituição de 1988 garante a desapropriação do latifúndio improdutivo para finalidade pública e interesse social, como a desapropriação da terra com finalidade de reforma agrária ou para a criação de reservas ecológicas, nã sendo permitida, no entanto, a desapropriação de propriedades que tenham sido invadidas. É feita indenização aos ex-proprietários. Um aspecto frequentemente criticado nesse sistema é a falta de ajuda financeira para os camponeses assentados, o que muitas vezes acaba por gerar um novo êxodo rural.
Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.
Em outras experiências políticas, como a da República Popular da China, a revolução teve seu ensejo através da revolução agrária e posteriormente com uma guerra civil de 20 anos. Nesse cenário, a distribuição da terra se deu pela expropriação violenta do latifúndio feita pelos próprios camponeses. Com a ascensão de Mao Tsé-tung, os proprietários de terras foram aniquilados para que a distribuição fosse terminada. Outro cenário semelhante ocorreu na Revolução Soviética e na Revolução Cubana, onde os latifundiários foram expropriados sem indenizações.
No Brasil, em dois momentos históricos do século XX, os movimentos campesinos defenderam a tese da revolução agrária. O primeiro se deu entre os anos de 1920 e 1930, com a Coluna Prestes e a criação do PCB. Outro momento se deu na década de 1960, com a criação das Ligas Camponesas (com o lema "Reforma Agrária na lei ou na marra") e no episódio da Guerrilha do Araguaia.
Estrutura fundiária
Seja como for, a correção da estrutura fundiária (espaço físico) e reforma agrícola (atividade econômica e social) é imprescindível para o desenvolvimento econômico e social de um país. Ela dá oportunidade às populações rurais carentes, os pobres camponeses que não têm quaisquer condições de prover sua subsistência. Ao mesmo tempo, ela desapropria terras improdutivas dos grandes proprietários, que não a aproveitam de maneira condizente com a capacidade, e as fornece para os pequenos e grandes agricultores, motivo pelo qual aumenta a sua produtividade.
Já se verificou também alguma ilegitimidade em alguns agricultores sem terras que são pagos para tomar terras, mas possuem propriedades. Vale reiterar que o direito de melhor distribuição de terra é legítimo e que cabe aos governantes lutarem por esse tema. No Brasil, país onde as desigualdades no campo estão entre as maiores do mundo (1% dos proprietários detém cerca de 50% das terras), existe o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que é o órgão governamental responsável pela correção desse problema.
"A reforma agrária poderá ser um instrumento de distribuição de renda no campo e também uma alternativa para a expansão da produção de alimentos. Entretanto, o modelo de reforma agrária atual, fundamentado na distribuição de terras, não resolve esses problemas. Não precisamos da volta de trabalhadores urbanos para o campo, mas os que já estão lá precisam ter prioridade para que possam ser integrados ao sistema econômico, para serem competitivos. A renda total da agricultura tem sido reduzida, devido ao avanço da tecnologia, que automatizou várias etapas do processo de produção. No comércio, ocorre um monopólio formado por grandes grupos transnacionais. Assim, o lucro do setor agrícola reduziu-se nos últimos anos e o programa de reforma agrária precisa considerar o efeito dessas mudanças".-(Silva, 1999)
No Brasil, a reforma agrária tem sofrido a síndrome da "descontinuidade" pelo abandono sistemático dos agraciados com a terra, após tê-la obtido. Geralmente este fato ocorre motivado pela desistência do labor agrícola, cujos titulares têm preferido engrossar as fileiras das tendas`nas margens das rodovias, sobretudo porque é alé que recebem mais substancialmente a ajuda governamental.
Brasil
No Brasil, existem vários movimentos organizados por camponeses, o que mais se destaca é o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), cuja proposta é a melhor divisão das terras brasileiras, exigindo que o governo federal propicie medidas complementares ao simples assentamento, como a eletrificação e irrigação do campo, concessão de créditos rurais e execução de programas que visem estimular a atividade agrária e a subsistência do agricultor e de sua família.
Ver também
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Reforma agrária.
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Banhado do Colégio
Bibliografia
MANZKE, José Fernando. Propuesta curricular para la educación de jóvenes y adultos campesinos en asentamientos de la reforma agraria. São Luis/MA: EDUFMA, 2009 [1]
AMORIM, Elisângela Santos de. Trajetória educacional de mulheres em assentamentos de reforma agrária na região Tocantina-MA. São Luis/MA: EDUFMA, 2009
Ligações externas
Atlas da Questão Agrária Brasileira (2008) por Eduardo Paulon Girardi.

Este artigo é um esboço sobre economia ou sobre um economista. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_agr%C3%A1ria"
Categorias: Sociedade Política Agricultura Economia
Categorias ocultas: !Artigos com trechos que carecem de fontes desde Dezembro de 2008 !Artigos parciais !Esboços sobre economia


Bahia tem os primeiros decretos de interesse social de territórios quilombolas


Catedral de Patras Santo André

*São Francisco e Santo André, em quadro de El Greco e Relicário emPatras
30 de novembro
Santo André
apóstolo


André era irmão de Simão Pedro e como ele pescador de Cafarnaum, para onde tinham migrado ambos da cidade natal de Betsaida. Jesus, - é demonstrado pelas profissões exercidas pelos doze apóstolos – deu preferência aos pescadores,FONTE: Edizione Pauline, Roma, 1978 – PAULUS-1996 – Mario Sgarbossa – Luigi Giovannini – ISBN 85-349-0708-0
+++++++++++++++++++++++++++++++++Hoje a Igreja está em festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos. Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o "protocleto", ou seja, o primeiro chamado: "Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!" Santo André se expressa no Evangelho como "ponte do Salvador", porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro. Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"
Santo André Apóstolo, rogai por nós!
FONTE: CANÇÃO NOVA - http://www.www.cancaonova.com/

DIA DO TEÓLOGO
A imagem que algumas pessoas fazem de um teólogo é de alguém que está constantemente enclausurado no último aposento de uma casa, às voltas com obras raras, escritas em dialetos desconhecidos do grande público ou com livros pesados e grossos. Algo assim como no filme o Nome da Rosa, não?
Mas, na verdade, um teólogo é uma pessoa bem mais próxima de nós do que pensamos. Ele presta serviços de consultoria a escritores, por exemplo, que estejam usando a religião para contar alguma história ou fornece orientação a grupos religiosos em geral, principalmente organizações não-governamentais.
Outra confusão que é feita com freqüência: um padre ou um pastor podem ser um teólogo mas um teólogo nem sempre é um religioso. Podemos encontrar um teólogo dando aulas em cursos universitários da área de ciências sociais, como Letras, Antropologia, Sociologia. Aliás, é cada vez maior nos meios acadêmicos a intertextualidade entre as disciplinas. E em relação à teologia isso é sentido de forma evidente. Trata-se de um fenômeno recente a redescoberta da leitura teológica do mundo nas áreas de ensino voltadas para o conhecimento do comportamento humano em geral.
O que um teólogo estuda O que quer um teólogo Onde estudar

DIA DO SÍNDICO
No dia de hoje, 30/11, comemora-se o dia do síndico.

Nesta data especial, a Superlógica agradece a colaboração deste profissional tão importante para a vida em condomínio e para nossa empresa.
O trabalho de vocês, síndicos, torna o nosso possível e, como empresa de desenvolvimento de softwares, estamos sempre buscando evoluir cada vez mais com o propósito de satisfazer as suas necessidades.
Parabéns A TODOS OS SÍNDICOSpelo dia de hoje!
Toda equipe da Superlógica Tecnologias.
Respostas
Pode Ser Realizada Eleição Para Síndico Sem Constar No Edital De Convocação?
"gostaria De Saber Sobre O Horário De Trabalho De Um Sindico?"
Ssíndico Não Quer Entregar O Mandato Vencido, O Que Podemos Fazer?
Procurando respostas? Faça sua pergunta aqui.

http://licitamais.com.br/noticias/Eventos/2452.html

Neste dia...

30 de Novembro:
1919 - Pela primeira vez em França, as mulheres votam em eleições legislativas.
1939 - Segunda Guerra Mundial: a URSS invade a Finlândia.
2004 - O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.

Nasceram neste dia...
1835 - Mark Twain, escritor estadunidense (morreu. 1910).
1874 - Winston Churchill (imagem), estadista britânico (m. 1965).
1955 - Billy Idol, roqueiro britânico.

Morreram neste dia...
1900 - Oscar Wilde, escritor irlandês (nasceu. 1854).
1935 - Fernando Pessoa, poeta português (nasceu. 1888).
1980 - Cartola, sambista brasileiro (nasceu. 1908).

MENSAGENS DO DIA...
De Bráulio Quirino do Nascimento
Caros Irmãos (ãs) em São Francisco!
Paz e Bem!
Já estamos nos aproximando do Natal. A mensagem que darei este ano a todos os irmãos e irmãs é que foi muito bom trabalharmos juntos. Se não atingimos nossos objetivos, mas ao menos tentamos. Encontramos pedras no caminho, mas também encontramos flores. Cada encontro que tivemos tanto no Conselho como nas Fraternidades foi um renovar e um aprender. Aprender sim, pois nunca somos tão sabidos que não possamos aprender algo com nossos irmãos. Cada Irmão, cada Ministro de Fraternidade é uma pessoa importante na fraternidade. Não nascemos capazes, mas Deus nos capacita Se a cruz que carregamos for pesada, nada de reclamar do peso. O que devemos fazer é pedir ajuda para carregá-la.
Se errei alguma vez, não foi com intenção de prejudicá-los, mas foi mais por teimosia em querer fazer as coisas acontecerem.
Demos asas para “A Cotovia” voar novamente e também “O Pássaro Marrom” não se acomodou no ninho . Procuramos formar informando, fornecendo elementos através de CD´s e e-mails! Promovemos e suspendemos encontros. Mas o que queremos mesmo é ver as fraternidades emergirem, trabalhando com sua energia própria buscando reforços na espiritualidade da oração, formando uma grande Família Franciscana que no próximo ano se reunirá em Lages no dia 29 de agosto.
Ah! Como gostaria de receber e-mails das fraternidades dizendo que no próximo ano haverá profissão de novos membros como algumas já o fizeram acontecer.
Sejam criativos, não critiquem outros movimentos. Diga-lhes o que é uma OFS. Não espere! Faça acontecer! Dê notícias do que está fazendo e do que pretende fazer. Nossa revista “A Cotovia” tem uma coluna –Aconteceu e outra Acontecerá. Qual das duas você prefere?
Tudo isto só para desejar um Feliz Natal!
É muito? Então me responda dando aquele abraço e nosso Natal será muito feliz!

Ministro Regional
Bráulio Nascimento________________________________________

Florival(de chapéu) casal de Min. de Rodeio e Min. Bráulio (no final da foto)
De Frei Florival - nosso amado e querido Assistente Espíritual -Louvado, sejas meu Senhor, pelo tempo que nos cedeste a assistência de frei florival
Paz e Bem!
amigos e irmãos da OFS,

Conforme comentários anteriores sobre as transferencias houve mudanças em nossa fraternidade de gaspar, assim como em outras do nosso regional. Quero dizer que fui transferido para Vila velha, ES e com isso meus serviços junto a OFS terminam por aqui. Quero dizer que essa está sendo uma vontade da minha provincia e que acato com liberdade de viver neste lugar, nesta fraternidade em Vila velha. Agradeço a Deus por ter colocado vcs em meu caminho e servir com alegria os irmãs e irmãs. Só vcs podem dizer como foi a minha presença junto de vcs. Se errei peço perdão e se acertei foi fruto do Espírito Santo e da generosidade de cada um. Insito que o ministro deve escrever uma carta pedindo ao provincial um olhar sobre as fraternidades do nosso regional e indicar os devidos assistentes para os serviços estabelecidos: assistentes regionais e locais. Bom da minha parte é isso e conte comigo no que precisarem. entre nós não distancia, ainda mais com essa maquina maravilhosa chamada computador e seus recursos. Deus os/as abenço. Frei Florival.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial