"VIRTUAL" REVISTA COTOVIA - 326-039-2009
22 de novembro
Santa Cecília virgem e mártir (memória)
A popularidade da devoção para com a virgem e mártir romana fez com que o novo calendário litúrgico conservasse sua memória, embora faltem testemunhos anteriores ao século VI. Esta devoção e também o patrocínio de santa Cecília sobre a música sagrada, devem-se de fato à sua Paixão que é posterior a 486. Neste relato, Cecília é identificada com uma santa homônima, sepultada nas catacumbas de são Calisto e que teria sofrido o martírio durante o império de Alexandre Severo, pelo ano 230.
“O culto de santa Cecília – lê-se na Liturgia das Horas _ em honra da qual no século quinto foi construída em Roma uma basílica, difundiu-se por causa de sua paixão. Nela Cecília é exaltada como o modelo mais perfeito de mulher cristã, que por amor a Cristo professou a virgindade e sofreu o martírio.”
Cecília, nobre e rica, ia diariamente assistir à missa celebrada pelo papa Urbano nas catacumbas da via Ápia, aguardada por uma multidão de pobres, que conheciam a sua generosidade. Cecília, noiva de Valeriano, no daí de núpcias, “enquanto os órgãos tocavam, ela cantava em seu coração somente para o Senhor” (deste trecho da sua paixão teve origem o patrocínio de Cecília sobre a música sagrada); depois, quando chegou à noite, a jovem disse a Valeriano: “Nenhuma mão humana pode me tocar, pois sou protegida por um anjo> Se você me respeitar, ele amará você, como me ama.”
O esposo decepcionado, não teve alternativa: seguiu o conselho de Cecília. Fez-se instruir e batizar pelo papa Urbano e depois participou do mesmo ideal de pureza da esposa, recebendo em recompensa à mesma sorte gloriosa: a palma do martírio, no qual pela graça de Deus, foi associado também o irmão de Valeriano, Tibúrcio. Apesar desta narrativa parecer fruto de piedosa fantasia, os mártires Valeriano e Tibúrcio, sepultados nas catacumbas de Pretestato, são historicamente certos. Após o processo, referido com abundância de detalhes pelo autor da paixão, Cecília condenada à decapitação, recebeu três golpes do algoz sem que sua cabeça caísse: ela havia pedido e obtido a graça de rever o papa Urbano antes de morrer.
Aguardando essa visita, ela continuou ainda três dias professando a fé. Não podendo proferir palavras expressou com os dedos seu credo em Deus Uno e Trino.
É nesta atitude que Madermo a esculpiu na célebre estátua.
FONTE: Edizione Pauline, Roma, 1978 – PAULUS-1996 – Mario Sgarbossa – Luigi Giovannini – ISBN 85-349-0708-0
Santa Cecília
Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em seu nome.Embora se trate da mesma pessoa, na prática fala-se de duas santas Cecílias: a da história e a da lenda.A Cecília histórica é uma senhora romana que deu uma casa e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos. A casa transformou-se em igreja que se chamou mais tarde Santa Cecília no Trastévere; o terreno tornou-se cemitério de São Calisto, onde foi enterrada a doadora, perto da cripta fúnebre dos Papas. No século VI, quando os peregrinos começaram a perguntar quem era essa Cecília cujo túmulo e cuja inscrição se encontravam em tão honrosa companhia, para satisfazer a curiosidade deles, foi então publicada uma Paixão, que deu origem à Cecília lendária; esta foi sem demora colocada na categoria das mártires mais ilustres. Segundo o relato da sua Paixão Cecília tinha sido uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido, com transparência, o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um Anjo guardava sua decisão.Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o Anjo. Desse desafio Cecília conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue de nome Tibúrcio. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o Anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio) nas mãos.O Anjo colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano e Tibúrcio na sua vila da Via Ápia. Colocada perante a alternativa de sacrificar aos deuses ou morrer, escolheu a morte. Ao prefeito Almáquio, que lembrava Cecília que tinha sobre ela direito de vida ou de morte, respondeu: "É falso, porque podes dar-me a morte, mas não me podes dar a vida". Almáquio condenou-a a morrer asfixiada; como ela sobreviveu a esse suplício, mandou cortar-lhe a cabeça.Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: "Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro esposo". Estas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira dos músicos.Hoje essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu.
Santa Cecília, rogai por nós!
FONTE: CANÇÃO NOVA - http://www.www.cancaonova.com/
Dia da Independência do Líbano.
1943 - O Líbano obtém a independência em relação à França.
1963 - O presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy é assassinado em Dallas, no Texas.
1975 - Juan Carlos é coroado Rei da Espanha.
Nasceram neste dia...
1869 - André Gide, escritor francês (morreu. 1951).
1890 - Charles de Gaulle, estadista francês (morreu. 1970).
1937 - Leon Hirszman, cineasta brasileiro (morreu. 1987).
Morreram neste dia...
1944 - Arthur Stanley Eddington, astrofísico britânico (n 1882)
1963 - Aldous Huxley, escritor britânico (nasceu. 1894).
1981 - Hans Adolf Krebs, médico bioquímico alemão (n. 1900).
Marcadores: VIRTUAL
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial