"VIRTUAL" REVISTA COTOVIA - 323-042-2009
" V I R T U A L "
REVISTA COTOVIA
323-042-2009
PA Z & BEM !
Quinta - feira 19 de Novembro de 2009
Dia da Bandeira do Brasil
São Roque González e companheiros
mártires
Roque Gozales de Santa Cruz nasceu em Assunção, Paraguai, em 1576, filho de pais espanhóis, de elevada posição e de autêntico cristianismo. Em sua infância e adolescência sobresai entre seus companheiros por sua vida de honestidade, recolhimento e pureza, por seu espírito e prática de oração ou piedade, bem como pela frequente recpção dos sacramentos, máxime da eucaristia, o que na época era exceção. Exercia além disso, entre sus colegas uma verdadeira liderança, e todos lhe queriam bem. Notável era a sua coragem e seu caracter era forte e coerente em tudo que dizia respeito a Deus e a religião. Desde cedo Roque se preocupou com a sorte dos índios, cja lingua dominava. Pouco a pouco e vida afora passou a conhecer e atingir profudamente a alma guarani. Sentia, porém, mais que tudo a exploração indigina e inumana, de que os índio era alvo constante da maioria dos encomendeiros.
Estudou com os jesuitas. Foi ordenado sacerdote em Assunção, com apenas 22 anos e o recém-ordenado Padre Roque já teve sua primeira missão junto aos índios ervateiros que trabalhavam em verdadeira escravidão na Serra de Maracaju, ao norte de Assunção. Fez-se aí tudo para todos. Mas mesmo assim voltou para Assunção por ordem superior e foi nomeado cura da Catedral. Ao que parece não teve a ceitação de todos, sobretudo de espanhóis e encomendeiros, porque se preocupava demais com os índios e porque não era letrado, tinha estudado apenas em Assunção e não em Alcalá ou Salamanca, porém mesmo assim sua fama de sacerdote virtuoso, dedicado e prudente se espalhava rápidamente. Não queria honrarias, por isso recusou o cargo de Provisor e Vigário Geral da Diocese, e buscou as fileiras da Companhia de Jesus, na qual entrou em 9 de maio de 1609, sentindo-se a vontade entre os filhos de santo Inácio, reconhecendo aí sua verdadeira vocação.
Pouco após sua entrada, foi-lhe confiada, junto com o experimentado Pe. Vicente Griffi, uma das tarefas mais difíceis e perigosas: a passificação dos terríveis, belicosos e valentes guaicurus do Chaco. Foi depois, como o chamaram, o segundo fundador da redução modelo de santo Inácio Guaçu. Em 1611, ganhou aí do Pe. Torres Bollo, provincial, um quadro de Nossa Senhora da Conceição, que depois se tornou a célebre "conquistadora", que haveria de acompanhar o Pe. Roque em todas as suas longas e arriscadas empresa missionárias no Uruguai e no Paraná.
Pestes, fomes, doenças, catequese, educação rural e agricola, com tudo isso o Pe. Roque se preocupou e se ocupou. Superava a tudo e a todos com a sua caridade e o seu fervor. Muitos missionários jovens foram mandados fazer est´gio com ele...
FONTE: Edizione Pauline, Roma, 1978 – PAULUS-1996 – Mario Sgarbossa – Luigi Giovannini – ISBN 85-349-0708-0
Com alegria celebramos a santidade destes Jesuítas que deram a vida pela fé, amor e esperança em Jesus Cristo, são eles: Roque González e seus companheiros Afonso Rodríguez e João del Castillo. Roque González nasceu em Assunção do Paraguai, em 1576, e estudou com os Padres Jesuítas, que muito ajudaram-no a desenvolver seus dotes humanos e espirituais.O coração de Roque González sempre se compadeceu com a realidade dos indígenas oprimidos, por isso ao se formar e ser ordenado Sacerdote do Senhor, aos 22 anos de idade, foi logo trabalhar como padre diocesano numa aldeia carente. São Roque, sempre obediente à vontade do Pai do Céu, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, com 33 anos, e acompanhado com outros ousados missionários, aceitou a missão de pacificar terríveis indígenas. São Roque González fez de tudo para ganhar a todos para Cristo, portanto aprendeu além das línguas indígenas, aprofundou-se em técnicas agrícolas, manejo dos bois e vários outros costumes da terra. Os Jesuítas - bem ao contrário do que muitos contam de forma injusta - tinham como meta a salvação das almas, mas também a promoção humana, a qual era e é a consequência lógica de toda completa evangelização. Certa vez numa dessas reduções que levavam os indígenas para a vida em aldeias bem estruturadas e protegidas dos colonizadores, Roque González com seus companheiros foram atacados, dilacerados e martirizados por índios ferozes fechados ao Evangelho e submissos a um feiticeiro, que matou o corpo mas não a alma destes que, desde 1628, estão na Glória Celeste. Em 1988, o Papa João Paulo II canonizou os três primeiros mártires sul-americanos: São Roque González, Santo Afonso Rodríguez e São João del Castillo.
São Roque González e companheiros mártires,
rogai por nós!
FONTE: CANÇÃO NOVA - http://www.www.cancaonova.com/
Neste dia...
19 de Novembro: Dia da Bandeira do Brasil.
1807 - Humphry Davy escreve à Royal Society sobre as propriedades do elemento que acaba de descobrir, o potássio.
1889 - A Bandeira do Brasil é adotada pelo decreto de lei n.º 4.
1969 - O jogador brasileiro Pelé marca o seu milésimo gol, na sua 909ª partida (no Estádio do Maracanã), no jogo entre o Clube de Regatas Vasco da Gama e Santos Futebol Clube, do torneio Roberto Gomes Pedrosa.
19 de Novembro: Dia da Bandeira do Brasil.
1807 - Humphry Davy escreve à Royal Society sobre as propriedades do elemento que acaba de descobrir, o potássio.
1889 - A Bandeira do Brasil é adotada pelo decreto de lei n.º 4.
1969 - O jogador brasileiro Pelé marca o seu milésimo gol, na sua 909ª partida (no Estádio do Maracanã), no jogo entre o Clube de Regatas Vasco da Gama e Santos Futebol Clube, do torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Nasceram neste dia...
1600 — Rei Charles I de Inglaterra (morreu 1649).
1685 — Bartolomeu de Gusmão cientista luso-brasileiro (morreu 1724)
1888 — José Raul Capablanca, enxadrista cubano (m. 1942).
Morreram neste dia...
498 — Papa Anastácio II.
1828 — Franz Schubert, compositor austríaco (nasceu. 1797).
1967 — João Guimarães Rosa, escritor brasileiro (nasceu. 1908).
Marcadores: VIRTUAL
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial