sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Palavra do Assistente

NÃO PERCA DE VISTA SEU PONTO DE PARTIDA”
SANTA CLARA
Irmãos e irmãs, estou chegando para caminhar junto com vocês na assistência da OFS de Santa Catarina. Sou o Frei Manoel Braz da Silva Noite, frei Capuchinho, atualmente Mestre de Noviços, morando no Noviciado São Francisco de Assis, em Joinville. Estou disposto e determinado a ajudar, a caminhar, a estar ao lado e junto com esta família maravilhosa da OFS de nosso Estado de Santa Catarina.
Alguns pensadores nos ensinam que cada um de nós vive conforme os paradigmas que tem, conforme seu entendimento e compreensão da realidade e de nossas opções. Poderíamos dizer: “a gente vive como pensa e acaba pensando como vive”. Vamos entender melhor esta questão, que me parece muito importante em nossa caminhada como franciscanos e franciscanas.
Cada um(a) de nós fomos chamados(as) por Deus para o seguimento de Jesus Cristo segundo a inspiração e modelo de Francisco e Clara de Assis. Eu quis e quero ser franciscano(a), foi uma opção livre, uma escolha pessoal. Se volto a pensar no porque eu comecei a participar nesta Ordem Franciscana vou descobrir e reavivar minhas motivações originais, meus encantos e descobertas de Francisco e Clara de Assis. Este é o meu ponto de partida, decidi e quero continuar vivendo como franciscano(a).
Porém, com a correria da vida, com os inúmeros compromissos profissionais, familiares, de nossa comunidade paroquial, de nossas lideranças no apostolado da Igreja, e no meio de tantos movimentos e pastorais, podemos correr o risco de colocar tudo no mesmo nível, e não mais percebermos o nosso ponto de partida, a nossa opção preferencial, a nossa identidade maior. Veja, se eu penso que ser franciscano(a) é algo que vou quando estou bem, quando tenho tempo de sobra, quando não tenho outro compromisso na paróquia, ou noutro movimento e/ou pastoral, eu estou misturando as coisas. Pois, ser franciscano(a) é algo muito sério, a tal ponto, que professamos isto oficialmente dentro de uma ordem, temos um voto, um juramento. Isto nos dá uma identidade nova, uma família nova, uma realidade que me faz diferente e com uma marca nova “SER FRANCISCANO(A)” vinte e quatro horas por dia.
Veja bem, vou continuar com a minha profissão, vou continuar com a minha paróquia, vou assumir alguma liderança na comunidade, na sociedade, mas agora minha atuação, meu ser está com um significado, uma marca nova, SOU FRANCISCANO(A), Meu modo de ser e agir estará sempre marcado pelos valores e princípios franciscanos, em qualquer lugar ou atividade que estiver estes valores acabarão sendo sinais para o mundo de hoje e para as pessoas que me cercam e convivem comigo. Minha espiritualidade franciscana será uma marca forte em todo meu agir. Serei alguém que busca no dia a dia estar mais próximo de Deus na minha oração pessoal, na minha oração da liturgia das horas, na participação dos sacramentos, se possível minha missa diária, meu momento de silêncio. Este é o jeito de ser franciscano(a). Agora sou alguém que consagrou sua vida para viver a espiritualidade, o seguimento de Jesus Cristo a moda e a maneira de Francisco e Clara de Assis.
Irmãos e irmãs, podemos dizer e concluir sem medo, que se pensamos assim sobre nossa opção, nossa vocação e nosso compromisso de sermos franciscanos(as) com certeza não iremos jamais faltar em nossas reuniões fraternas, em nossos estudos fraternos, a única razão que poderia justificar nossa falta numa reunião é a doença ou derrepente uma mudança de horário profissional que nos foi imposta pela empresa onde atuamos. Mas usar compromissos com pastorais, movimentos, romarias, retiros de outros movimentos como justificativa para não vir e não atuar como franciscano(a) é estar com o pensamento e a compreensão falha sobre o que é mesmo ser franciscano(a).
Inclusive é incompreensível, por exemplo, se isto acontecer, que numa fraternidade local ou regional, e mesmo nacional, não nos colocássemos a disposição para assumir as lideranças como um serviço fraterno a nossa ordem e nossa vocação. Entre nós franciscanos(as) deve reinar o espírito fraterno, somos irmãos e irmãs, o servir é algo circular, algo que todos seremos chamados a assumir por um tempo. E sempre é bom saber que ninguém nasce pronto, sabendo tudo, mas quando a gente não sabe , aí entra, nossa humildade de nos assessorarmos e pedirmos ajuda, formarmos um grupo de apoio para que nosso serviço seja bom para a fraternidade local.
O evangelho nos alerta que a árvore se conhece pelo fruto. Portanto, eu, você, cada um de nós precisamos estar tão embebidos, plenos deste espírito franciscano que a gente simplesmente possa transvazar, transbordar em nosso ser e agir de cada dia. Mas para isso eu preciso colocar minha opção franciscana de vida como uma prioridade, como algo que agora é essencial no meu dia a dia, algo que faz parte de mim, algo que em momento algum eu posso esquecer ou não priorizar. Não esqueça seu ponto de partida, firmemos nossa opção, compreensão sobre o que é mesmo ser e viver como franciscano(a) secular.
Isto a gente vai conseguir absorver e apreender sendo fiel participante nas reuniões fraternas, nos estudos fraternos, na vivencia diária de nossa oração pessoal, na freqüência dos sacramentos, na busca sincera de incorporar os valores franciscanos em nossa vida pessoal e fraterna.
Irmãos e irmãs que Deus nos dê os dons da sabedoria, do discernimento e prudência para que cada dia saiba clarear e aprofundar nossa compreensão e opção franciscana, e que nunca percamos de vista o encanto e as motivações de nosso ponto de partida, que nos fez decidir, optar e fazer este voto, este compromisso de sermos franciscanos(as) pelo resto de nossas vidas.

Paz e bem !!!
Frei Manoel Braz da Silva Noite OFMcap. Um dos Assistentes regionais da OFS

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger Adelina disse...

Paz e Bem! A presença fraterna nas reuniões é sempre um desafio de todas as fraternidades, dado que vários são os empecilhos e os compromissos do século que os detém. Porém contamos com o fato de os irmãos serem unidos pelo carisma e pela espiritualidade que os torna irmãos e que irmãos querem estar juntos, em comunhão.

27 de outubro de 2009 às 15:45  
Blogger Agostini disse...

Belissimo comentario
me ajude a divulgar esta pagina, pois somente o Ministro Braulio e voce recebera~de mim a direção da pagina tds os outros tambem merecem receber, porem ela é de tds nós, DIVULGE
só não esqueça de dizer que estará a cada dois dia nova e enriquecida pois está bem longe de estar pronta e ja ta começando a edição 097, e a primeira mensagem vai ser a sua que estara no ar no dia 6 de janeiro de 2010...
LA VAI...

29 de outubro de 2009 às 16:14  
Blogger Agostini disse...

D I V U L G U E A P A G I N A ;


www.revistacotovia.blogspot.com



AJUDE-ME, POR FAVOR

30 de outubro de 2009 às 15:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial