terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"VIRTUAL" REVISTA COTOVIA - 349-016-2009

" V I R T U A L "
REVISTA COTOVIA
349-016-2009

PAZ & BEM !
Terça-feira 15 de Dezembro de 2009
DIA DO JARDINEIRO


DIA DO JORNALEIRO

&
Dia da Língua Internacional do Esperanto
O criador da língua, o oftalmologista e linguista polonês Lejzer Ludwik Zamenhof, nasceu nessa data, em 1859. A convivência com pessoas de várias nacionalidades em sua cidade natal, Bialystok, o inspirou a elaborar uma língua universal, que pudesse ser usada por todos os povos. Ele apresentou o Esperanto em 1887. Zamenhof morreu em 1917.
Fonte:Livro: A origem de Datas e Festas Autor: Marcelo Duarte Editora: Panda Books
--------------------------------------------------------
O ? esperanto é a língua planejada mais vastamente falada. Ao contrário da maioria das outras línguas planejadas, o esperanto saiu dos níveis de projeto (publicação de instruções) e semilíngua (uso em algumas poucas esferas da vida social)[2].
Seu iniciador, Ludwik Lejzer Zamenhof, publicou a versão inicial do idioma em 1887, com a intenção de criar uma língua de muito fácil aprendizagem, que servisse como língua franca internacional, para toda a população mundial (e não, como muitos supõem, para substituir todas as línguas existentes).
O esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que auxilia no aprendizado dos demais idiomas. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esperanto
.................................................................................................
União Internacional Católica Esperantista
Internacia Katolika Unuigxo Esperantista (IKUE) (União Internacional Católica Esperantista) é uma associação de esperantistas católicos. Foi fundada em 1910 e tem sua sede em Roma.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++
This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do site GIRAFAMANIA
ĜIRAFO ou GHIRAFO – girafa na língua esperanto
Ĝirafo – pode-se escrever também ghirafo.ĝirafo em HTML: ĝirafo
A palavra é quase igual ao português e a pronúncia é “djiráfo”.
O Esperanto é uma língua auxiliar de comunicação internacional. Criada em 1887 pelo médico e linguista judeu-polonês Dr. Lázaro Luís Zamenhof (Ludwig Lazar Zamenhof), com o objetivo de facilitar a comunicação entre povos de diferentes línguas.
Possui uma gramática com apenas 16 regras, sem exceções, e seu vocabulário tem origem em línguas latinas (maior porcentual de palavras), germânicas, eslavas e gregas.
Em 1954, é reconhecida como idioma internacional pela Unesco. Aliás, por duas vezes a ONU através da Unesco, em 1954 e em 1985, reconheceu o Esperanto e seu desenvolvimento no campo internacional. Além disso, a Unesco recomendou aos estados-membros que ampliassem o ensino do Esperanto.
Este fato é muito importante, mas para torná-lo eficaz é necessário ir à luta e divulgar o Esperanto. Os esperantistas do Brasil e do mundo preocupam-se com a sua divulgação. Sabemos que o mundo precisa se conscientizar sobre o problema da necessidade da língua internacional, portanto é necessário sempre divulgá-la.
As pessoas precisam aprendê-la e não prejulgá-la erroneamente. Os principais opositores do Esperanto, são cidadãos de países dominantes e interessados em impor sua língua nacional aos outros povos...
A Associação Universal do Esperanto, fundada em 1908, com sede em Rotterdam, nos Países Baixos (Holanda), conta com 1,8 mil esperantistas em 88 países do mundo. FONTEs:http://www.girafamania.com.br/ + www.portalsaofrancisco.com.br +

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial