quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"VIRTUAL" REVISTA COTOVIA - 343-022-2009

" V I R T U A L "

REVISTA COTOVIA

343-022-2009

PAZ & BEM !
Quarta-feira 9 de dezembro de 2009
Neste dia...
Dia do Fonoaudiólogo,
Dia INTERNACIONAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO e
Dia Do Alcoólatra Recuperado
Neste dia...
FONTE: Wikipédia

9 de dezembro
Santa Joana Francisca de Chantal
religiosa

Origem: Wikipédia Santa Joana de Chantal
Joana Francisca Fremyot de Chantal (Dijon, 28 de Janeiro de 1572 - Moulins, 13 de Dezembro de 1641), baronesa de Chantal, foi uma nobre, católica, fundadora da Ordem da Visitação. Foi canonizada em 1767.
Filha de Benigno Frémiot, presidente do parlamento de Borgonha e de Margarida de Berbizy, foi baptizada como Joana, tendo lhe sido acrescentado o de Francisca quando da cerimónia de confirmação.
Tendo recebido esmerada educação, recusou-se a desposar um fidalgo abastado uma vez que o mesmo era calvinista. Desposou o barão de Chantal, passando o casal a residir no Castelo de Bourbilly, onde fez celebrar missa diáriamente, com a presença de todos os domésticos. Ocupou-se da instrução religiosa dos mesmos, atendendo-lhes as suas necessidades materiais. Aos domingos e dias de festa, participava da missa paroquial.
Ficou viúva aos 28 anos de idade, com um filho e três filhas. A partir de então, fez voto de castidade, dedicando-se à prática da caridade. Retirou-se do mundo e passou a dividir o seu tempo entre a oração, o trabalho e a educação dos filhos. Em 1604, na casa de seu pai em Dijon, conheceu o bispo de Genebra, São Francisco de Sales. Identificando nele a pessoa para dirigi-la espiritualmente, ligou-se a ele por uma profunda amizade.
Com os filhos mais crescidos e amadurecidos, planejou ingressar na vida monástica. Para esse fim, o jovem barão de Chantal, com 15 anos de idade, foi entregue ao avô materno, que passou a cuidar de sua educação e de seus bens; a sua filha mais velha desposou o barão de Thorens; a filha do meio faleceu pouco depois; a filha mais nova desposou o conde de Toulonjon.
Em 1610, em Annency, sob a orientação do bispo de Genebra, a baronesa fundou a Congregação da Visitação de Santa Maria, juntamente com Jacqueline Fabre e a senhorita Brechard. A baronesa dirigiu, como superiora, de 1612 a 1619 a casa que fundou em Paris, no bairro de Santo Antônio, onde chegou a ser perseguida. Deixou o cargo de superiora da Ordem e voltou a Annecy.
Faleceu, após grande agonia, pronunciando o nome de Jesus. À data de sua morte, a Congregação já contava com 87 conventos e, no primeiro século de existência, com 6.500 religiosos. Foi canonizada em 1767 como Santa Joana de Chantal.


São Pedro FourierPároco,
fundador e reformador
Desconhecido no Brasil, foi entretanto um grande santo, em algo semelhante ao Cura d’Ars como pároco, a São João Bosco como fundador, a São Pedro de Alcântara como reformador e a Santo Afonso de Ligório como missionário

Dia Internacional de Combate a Corrupção
DIA INTERNACIONAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO
1946 - Começa a ser julgado o processo contra os médicos, em Nuremberg.
1987 - Eclode a Intifada: rebelião palestina nos territórios ocupados e no setor árabe de Jerusalém.
1994 - Começa a ser delineado o acordo da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) na Cimeira das Américas, na cidade de Miami.

Nasceram neste dia...
1742 - Carl Wilhelm Scheele, químico sueco (morreu. 1786).
1810 - Augusto de Beauharnais, primeiro marido de D.ª Maria II (morreu. 1835).
1967 - Edson Cordeiro, cantor brasileiro.

Morreram neste dia...
1669 - Papa Clemente IX (nasceu. 1600).
1709 - D. Pedro II de Portugal (nasceu. 1646).
1854 - Almeida Garrett escritor português (nasceu. 1799).

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial