segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

"VIRTUAL" REVISTA COTOVIA 047º-318

PAZ & BEM !
16 de fevereiro
Frase do Dia:
(EM CHARADA)
""""Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar".
É poeta, autor de várias obras.
Neste dia...
Santo Onésimo, rogai por nós!





Dia do Repórter

16 de Fevereiro

Repórter

Ele fareja a informação, sempre em busca de uma boa reportagem. Para a tarefa, não mede esforços. Com a pauta na mão, entrevista as fontes, pesquisa os dados e checa tudo o que pode servir na hora de redigir a matéria.

Já adivinhou de quem estamos falando? Não? Então vamos dar mais uma dica. No início de carreira, ele é chamado de "foca", que significa profissional inexperiente no cargo, novato, recém-saído da faculdade. Aquele que se deslumbra com as primeiras tarefas que recebe; que deixa passar detalhes importantes.

Com o tempo ele vai largando aos pouquinhos a vida de "foca" para se aventurar na profissão com as próprias pernas. Estamos falando do repórter, responsável pela elaboração das notícias que serão veiculadas em jornais, revistas ou em programas jornalísticos de rádio e televisão. Desde a fase de pesquisa até a redação.

Tem também o repórter que não redige as matérias, mas se encarrega de abastecer o veículo de comunicação com imagens do fato a ser noticiado. É ele o repórter fotográfico, se trabalha em jornal impresso, e cinematográfico, caso atue em televisão. E o repórter de internet, responsável por escrever para sites de conteúdo.

Para ser um repórter, é necessário primeiramente cursar a faculdade de Jornalismo. Depois, é pernas pra que te quero e bom trabalho.

Fonte: www.ibge.br

Dia do Repórter

Repórter

A informação é um bem público e, por isso, deve passar por uma triagem que garanta a sua plena veiculação, atendendo a interesses públicos. Por isso, o repórter deve ser um profissional guiado pela ética e preocupado com a veracidade das notícias que circulam.

O processo de criação de uma reportagem, além de criativo, tem uma técnica que parte do princípio de um público diverso terá contato com tais informações. Dessa maneira, o repórter deve escrever de maneira simples, que se aproxime de uma população inteira, mas que não seja simplista, respeitando as regras gramaticais e semânticas.

O jornalismo nasceu na mídia impressa, mas hoje se estabelece em diversos meios de mídia eletrônica. Portanto, o repórter pode trabalhar tanto no rádio como na televisão e, ultimamente, até mesmo na internet.

Na elaboração de notícias para divulgação, o repórter deve priorizar a atualidade da notícia, assim como divulga-la com objetividade, desvinculando o jornalismo da literatura. A ética do repórter não está ligada somente com a precisão e veracidade da informação, mas também com o respeito à privacidade, intimidade, honra e imagem das pessoas.

Documentos como a Declaração da Unesco sobre os Media (1983) proclamam os princípios essenciais em que assentam a liberdade de imprensa e o direito à informação. Neles se reconhece que o direito à informação, à livre expressão e à crítica fazem parte das liberdades fundamentais do ser humano; que o direito dos cidadãos à informação precede o conjunto dos deveres e direitos dos jornalistas; que a responsabilidade dos jornalistas para com o público se sobrepõe a qualquer outra responsabilidade, em particular perante os seus empregadores e os poderes públicos, e que a missão de informar comporta limites que os próprios jornalistas devem, espontaneamente, impor a si próprios.

Fonte: UFGNet, CEDI, Soleis

Sabia que...

... a CPU é um componente do sistema e não a caixa preta ou cinza (gabinete) como muitos imaginam?

Neste dia Nascia em

1928 - Pedro Casaldáliga, religioso hispano-brasileiro (bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia).

Adepto da teologia da libertação, adotou como lema para sua atividade pastoral:

Parte de uma séria da
História da teologia cristã Bible.malmesbury.arp.jpg

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial